Cantuccini

29 Mar

IMG_20150214_082008Manteiga, baunilha, raspas de limão, amêndoas. Uma combinação infalível. Estes tempos testei uma receita clássica da Toscana: cantuccini. Molhados no chá, no café ou sequinhos mesmo, os biscoitos são simples e saborosos – assim como a culinária italiana em geral.

O nome do quitute deriva da palavra “canto” ou “cantellus”, que em latim significa pedaço ou fatia de pão. A massa é assada primeiro com o formato de pães compridos e achatados, que, depois de alguns minutos, são fatiados e devolvidos ao forno.

Segundo a Assocantuccini, a Associação de Produtores Toscanos de Cantuccini de Amêndoa, o biscoito surgiu na segunda metade do século 16, ainda sem conter amêndoas, e difundiu-se no século 18 em diversas variantes. No entanto, foi somente no século 20 que os biscoitos começaram a ser produzidos em toda a Toscana, em escala cada vez maior.

Apesar de típicos da Toscana, os cantuccini ou simplesmente cantucci também fazem parte do repertório do padeiro veneziano Giorgio Garbo. Entrevistei-o para meu livro Ao gosto de Veneza e ainda posso sentir o cheiro de seus quitutes pairando por entre as casinhas coloridas da ilhota de Burano. Sua estratégia é preparar os biscoitos nas horas de maior movimento. “Os turistas vêm à tarde e, se sentem o aroma do produto, é mais fácil que tenham vontade de mangiare un biscottino“, me disse.

Aliás, o método de assar os cantuccini duas vezes, como um grande pão e depois em fatias, remete à origem da própria palavra biscotto (bis=duas vezes; cotto=cozido). O resultado é crocante, o que faz dos cantuccini ideais para serem degustados como sobremesa, molhados em vin santo – vinho doce típico da Toscana.

Também há receitas de sobremesas do tipo pavê que levam cantuccini. Uma vez comi uma com mascarpone, amaretto e maçã que estava uma delícia. Aqui em casa, comemos a maior parte da fornada pura mesmo, e cada vez que a lata era aberta, ficava difícil pegar um só.

IMG_20150214_081752

Segue a receita que usei:

Ingredientes (para 40 biscoitos):

– 100g de amêndoas
– 250g de farinha de trigo
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 150g de açúcar
– 1 pacotinho ou 1 colher de sopa de açúcar de baunilha
– 1 colher de chá de raspas de limão
– 1 pitada de sal
– 2 ovos
– 100 g de manteiga

Modo de preparo:

Se as amêndoas vierem com casca, colocá-las numa tigela e despejar água fervente por cima. A casca se soltará, então, facilmente (adorei!).

Misturar numa tigela a farinha, o fermento, o açúcar, o açúcar de baunilha, as raspas de limão, o sal e os ovos. Cortar a manteiga em cubos e acrescentar à mistura, junto com as amêndoas. Misturar com as mãos até a massa ficar homogênea. Se estiver muito grudenta, acrescente um pouco mais de farinha.

Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Sobre uma superfície enfarinhada, fazer quatro grandes rolos com a massa e achatá-los de leve. Colocar os rolos sobre uma forma forrada com papel manteiga. Assar por cerca de 15 minutos.

Deixar os rolos esfriarem um pouco e cortá-los em fatias com cerca de 1 cm de espessura. Retornar as fatias à forma e assar por mais 10 minutos.

Uma resposta to “Cantuccini”

  1. Cristina 29 de Março de 2015 às 18:05 #

    Como sempre dá água na boca!

Deixe um comentário